sábado, 12 de setembro de 2009

Maioria dos casos de mortes de jovens pode-se evitar

ONU/JP







Estudo da Organização Mundial da Saúde sugere formas de prevenção às principais causas de morte de jovens entre 10 e 24 anos; a maioria das fatalidades se devem a acidentes nas estradas, complicações durante parto ou gravidez, violência, HIV/Aids e suicídio.

Os principais fatores causadores de morte entre jovens são preveníveis e evitáveis, segundo revela um novo estudo da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Leia o boletim de Eduardo Costa, da Rádio ONU em Nova York.

"O primeiro documento global sobre o tema, apresentado nesta quinta-feira, aponta os acidentes de trânsito, complicações durante parto ou gravidez, violência, HIV/Aids, suicídio e tuberculose como as principais causas de mortes entre jovens de 10 a 24 anos.

Maior risco

O informe da OMS revela que 2,6 milhões de jovens morrem anualmente e que 97% das fatalidades acontecem nos países pobres ou em desenvolvimento.

O órgão da ONU ressalva que estas mortes preveníveis colocam em risco 1,8 bilhão de jovens no mundo, 30% da população mundial.

Entre as medidas preventivas propostas pela OMS estão o ensino da saúde reprodutiva, campanhas para a redução do consumo de álcool e a promoção da participação ativa dos pais nas vidas dos jovens."

A OMS também recomenda que sejam feitos investimentos nos setores da saúde, educação, assistência social e um maior acesso à informações e serviços que auxiliem os jovens a evitarem comportamentos de risco.





www.midiamax.com







Nenhum comentário:

Refinamento de Pesquisas