O Senhor Jesus voltará para encontrar-se com uma Igreja que vive como um Corpo, guiada pelo Cabeça, o Senhor Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo.
Esta Igreja estará vivendo em santificação e obediência ao Senhor e será fiel ao mandamento de pregar o Evangelho.
Tendo presente esse objetivo, o Senhor está unindo espiritualmente Seu povo ao redor do mundo. Congregações, pastores, denominações, associações e uniões de Igrejas de diferentes países em diversos continentes estão-se aproximando uns dos outros com base na fé comum na Bíblia e em todos os seus ensinamentos, além de um desejo comum de serem dirigidos pelo Senhor através do Seu Espírito.
Este não é um movimento baseado em ensinamentos particulares ou estimulados por grandes líderes. É uma operação do Espírito Santo, que nos tem ensinado a respeito de como prosseguir em direção a essa meta abençoada da Unidade na Igreja.
Até o momento têm sido atraídos para esta Unidade Igrejas e pastores que compartilham a fé comum no batismo do Espírito Santo, nos 9 dons espirituais (I Cor. 12:8-10) e nos cinco ministérios (Ef. 4:11).
Igrejas e pastores de diversos países, tais como Belarus, Brasil, Estados Unidos, Lituânia, Polónia, Portugal, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão, entre muitos outros, têm estabelecido contactos e começado a cooperar entre si com este objetivo comum em vista: a Unidade do Corpo de Cristo.
Esses pastores e líderes entendem que a unidade espiritual deve ser buscada apenas entre cristãos que aceitam somente os ensinamentos da Bíblia como Palavra de Deus e que se recusam a aceitar as novidades doutrinárias surgidas nos últimos 50 anos em grupos pentecostais e carismáticos. Entendem, ainda, que todas as Igrejas, independentemente da cultura de seus membros, necessitam buscar a direção do Senhor, por meio dos nove dons espirituais relacionados em I Cor. 12:8-10 e sob a supervisão dos cinco ministérios de Efésios 4:11 (uma vez que a estes cabe o Governo da Igreja). Isso acontece porque os ensinamentos da Palavra de Deus e a operação do Espírito Santo estão acima de culturas e têm validade em qualquer local geográfico ou época histórica.
Esses servos compartilham, também, o entendimento de que a Igreja precisa colocar em prática os ensinamentos bíblicos sintetizados nas 7 teses relacionadas no artigo seguinte, os quais foram entendidos pela Igreja fiel em vários períodos da história em épocas de avivamento, em particular no início do movimento pentecostal. No entanto, à medida em que o avivamento ía terminando, as igrejas se institucionalizavam e se tornavam mais auto-suficientes, seus líderes começaram a negligenciar a prática desses ensinamentos, sobretudo a dependência de revelações do Espírito Santo para a sua orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário