quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Tigre é a oitava maior transnacional brasileira

Empresa com sede em Joinville tem 21% da receita, 46% dos ativos e 23% dos funcionários no exterior

A Tigre, de Joinville, foi a empresa catarinense melhor colocada no Ranking das Transnacionais Brasileiras 2009, ano-base 2008. Ela ocupa a oitava posição entre as 20 maiores na pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral e patrocinada pela consultoria KPMG.

Aempresa do Norte do Estado tem 21% da receita, 46% dos ativos e 23% do quadro de funcionários provenientes de operações fora do Brasil.

Além das sete fábricas instaladas no território nacional, a Tigre possui outras 11 unidades no estrangeiro e exporta para mais de 40 países. A outra empresa catarinense que figura no ranking é a Weg, de Jaraguá do Sul, 16ª colocada.

A siderúrgica Gerdau foi a empresa brasileira com maior presença no exterior em 2008. Apesar da crise ter se intensificado setembro, a pesquisa mostra que as 20 maiores transnacionais brasileiras não reduziram os seus níveis de internacionalização no ano passado. Pelo contrário, os números chegam a mostrar certa evolução, sobretudo por novas aquisições.

– Os grupos brasileiros transnacionais têm alto market share dentro do Brasil. Para poder continuar crescendo, eles precisam ir para o exterior – explicou Jase Ramsey, coordenador do Núcleo de Internacionalização da Fundação Dom Cabral, que realizou a pesquisa. Das 41 empresas avaliadas pelo estudo, apenas 14, ou 35%, diminuíram o seu índice de internacionalização em 2008.

Aposta na América Latina em 2010

As transnacionais brasileiras mantêm subsidiárias principalmente em países da América Latina (46%), Europa (21%) e América do Norte (17%). A região latinoamericana ganhou espaço na comparação com o ano passado, quando abrigava em torno de 40% das subsidiárias. Menos resistente à crise, a Europa perdeu terreno em relação a 2007.

Para o próximo ano, as trasnacionais brasileiras planejam continuar concentrando os negócios na América Latina, já que as operações em países mais próximos representam menores custos de logística e maior facilidade de acordos comerciais.


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