Alta de exportações e consumo privado estimularam economia, mas aumentaram as dúvidas sobre a recuperação
Clarissa Mangueira, da Agência Estado
Veja também:
As medidas do Brasil contra a crise
O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,9% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre e 3,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Escritório do Gabinete de Governo. O resultado ficou levemente abaixo das estimativas dos analistas de um crescimento de 1% no trimestre e de 3,9% na comparação com o segundo trimestre do ano passado, segundo a agência Dow Jones.
Este foi o primeiro trimestre de crescimento do PIB do Japão desde o primeiro trimestre de 2008, conduzido por um alta das exportações e do consumo privado. Os resultados confirmaram que as medidas de estímulo econômico - e aquelas adotadas em outros países que estimularam a revitalização da demanda externa - estão finalmente tirando o Japão da recessão.
Os dados do Japão ampliam a tendência de recuperação global. Os PIBs da Alemanha e França cresceram 0,3% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, mostrando que as duas maiores economias da zona do euro estão saindo da recessão.
A economia dos EUA também registrou um ritmo muito mais lento, contraindo numa taxa anual de 1,0% no segundo trimestre, uma grande melhora em relação à queda de 6,4% no trimestre anterior.
www.estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário