segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Índios vão organizar faixa humana em defesa da Amazônia

BELÉM - Uma faixa humana com os dizeres SOS Amazônia é a estratégia de organizações indígenas para chamar a atenção do mundo para a defesa da floresta em um ato programado para esta terça-feira (27), primeiro dia do Fórum Social Mundial (FSM), em Belém (PA).

“A mensagem vai representar o clamor dos povos indígenas e da sociedade amazônica na defesa do meio ambiente e da biodiversidade, com o enfoque dos povos da floresta”, afirmou o indígena Sabá Itaji Nanchineri, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

A organização prevê a mobilização de mais de mil pessoas para a “montagem” do protesto, que vai acontecer no gramado do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Não vai haver ensaio, mas 20 pessoas ficarão responsáveis pela marcação da coreografia. Um helicóptero vai garantir imagens aéreas da manifestação.

Segundo Nanchineri, além de comunidades indígenas do Brasil e de outros países, a mobilização será aberta para movimentos sociais, organizações não-governamentais e outros participantes do Fórum.

Além da frase em defesa da floresta, que também vai ter a versão “Salve a Amazônia”, as pessoas deverão formar o desenho de um homem segurando um arco e flexa. “Queremos mostrar que temos um alvo, que é preservar a Amazônia, e que estamos dispostos a brigar para defender nosso lugar e nossa floresta”, disse.

A abertura oficial do FSM está prevista para a tarde de amanhã, com uma grande caminhada pelas ruas de Belém.





www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=5&id_noticia=271222




.





Nenhum comentário:

Refinamento de Pesquisas