segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Festival de Artes Cênicas oferece oficinas e workshops de aperfeiçoamento

Da Redação
Agência Pará

Visando o intercâmbio entre artistas e o aprimoramento profissional daqueles que trabalham com as artes cênicas, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Teatros (SIT), está promovendo, como parte da programação da primeira edição do Festival Brasileiro de Artes Cênicas do Pará, oficinas e workshops. Serão dois workshops, sendo o primeiro de Técnicas Circenses e Acrobacias Aéreas, com Atawalpa Coello e Érika Mesquista, integrantes do Circo Rebote de Brasília e outro com o tema “Dança/Teatro em Sua Instância Auto-Reflexiva”, com a Companhia Borelli, de São Paulo.

Nesta terça-feira (04), acontece a oficina “Algumas Técnicas da Comédia Popular”, com o artista Flávio Costa, para atores que gostam de improvisar e trabalhar com elementos da comédia. Flávio trabalha com teatro-empresa, faz publicidade e tem especialização na comédia. Para Ailson Braga, é um mercado que pode se abrir para as pessoas que trabalham com esse tipo de arte.

Além disso, o objetivo dessa programação é estabelecer um intercâmbio entre os artistas locais e nacionais. “Como vêm muito profissionais do interior, pensamos em fazer essas oficinas e workshops para manter esse intercâmbio entre os artistas”, afirmou. As inscrições são gratuitas no Sistema Integrado de Teatros (SIT), localizado na rua Domingos Marreiros, 728, entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março. Telefones: 3241-5330. Inscrições gratuitas no dia 31 de outubro e 03 de novembro. São 20 vagas para cada oficina e workshop.

Já no dia 08 de novembro, haverá uma reunião com a categoria do teatro e dança em um Fórum de Discussão, a partir das 16h, sobre a realização do Festival do ano que vem. No dia 17 de outubro, foi realizada uma reunião inicial com a categoria que iniciou esse processo de discussão.

O festival acontece até o dia 16 de novembro. Na programação estão espetáculos como "A Alma Imoral", de Clarice Niskier (RJ), "Por Elise", do Grupo Espanca (MG), "Tome Sua Poltrona", do Circo Rebote (DF), Shi-Zen, Sete Cuias", do Grupo Lume (SP), "Jardim de Tântalo", da Cia Borelli de Dança (SP), o Coletivo Movasse de dança (que fará uma interferência de rua), "PRC-5" do Grupo Cuíra (PA), "Por onde se vê", da Cia. de Dança Waldete Brito (PA), entre outros.

Entres os paraenses, também o público poderá assistir aos espetáculos “Sessenta e Oito” e “Acauã”, da Fundação Curro Velho, Macbeth – A Maldição da Noite Eterna”, de Adriano Barroso com atores e técnicos de Santarém, “Tem Gato no Telhado”, de Igarapé-Açú, “O Hipocondríaco”, dos Palhaços Trovadores, “Antropozô”, da Companhia Moderna de Dança e “Pássaro da Terra”, da Companhia Jaime Amaral.

O Festival Brasileiro de Artes Cênicas do Pará é realizado pelo governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Sistema Integrado de Teatros (SIT).

Oficina e Workshops do Festival

 De 04 a 08 de novembro – Algumas Técnicas da Comédia Popular, com Flávio Costa – Teatro Gasômetro.

 15 e 16 de novembro - Workshop de Acrobacias Aéreas, Atawalpa Coello e Érika Mesquista, do Circo Rebote de Brasília – Teatro Gasômetro.

 07 de novembro - Dança/Teatro em Sua Instância Auto-Reflexiva, com a Companhia Borelli – Sala de Ensaio do Teatro Margarida Schivasappa.

Texto: Fábio Nóvoa / Secult


Nenhum comentário:

Refinamento de Pesquisas