sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Bispo prega o respeito e a alegria


MARA FLÔRES

Recordar quem somos. Esse é o efeito que o tempo do Natal deve provocar nas pessoas, na visão do bispo diocesano dom Airton José dos Santos. Em entrevista a O Diário de Mogi, o líder da Igreja Católica no Alto Tietê reforçou os significados da data, disse que o significado do Natal não se reduz a alguns bons sentimentos, mas numa atitude de vida. Por fim, pregou a alegria mesmo diante de sofrimentos e angústias que o tempo presente possa gerar. Confira:



O que significa o Natal para a Igreja Católica?

Natal é o tempo em que celebramos o Nascimento, por isso "Natal", do Salvador da humanidade. Esta celebração possui um significado especial, pois é a celebração de um evento humano-divino, ou seja, é Deus mesmo que vem ao encontro do ser humano em sua condição, em sua limitação. Portanto, o significado do Natal não se reduz a alguns bons sentimentos, mas traduz-se numa atitude de vida que, indo além do mero respeito humano, traz para as situações concretas da vida e das pessoas o sentimento humano que é expressão do divino, o amor.



Qual a importância de comemorar a data todos os anos?

Comemoramos o Natal de Jesus, nosso Senhor, todos os anos, para recordar o grande amor que Deus Pai tem por nós. O amor de Deus veio até nós em Jesus Cristo; amor que é luz irradiante; amor que é luz para o mundo. Como nos lembra o Profeta Isaias, nos textos litúrgicos da Missa da noite de Natal: "Hoje surgiu a luz para o mundo: O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado admirável, Deus, Príncipe da paz, Pai do mundo novo, e seu reino não terá fim (cf. Is 9,2.6; Lc 1,33).



O que as pessoas devem buscar nesta data em especial?

O tempo do Natal e, especialmente a noite e o dia de Natal, nos deveria fazer recordar quem somos. Nossa origem está em Deus. Nossa vida está em Deus. Ele é nossa Esperança e nossa alegria. Portanto, o Natal do Senhor nos inspira e nos move para buscar a paz, a concórdia, o amor fraterno, o respeito pela vida como dom valioso de Deus. Nos inspira e nos move ainda para realizarmos gestos e ações que demonstrem solidariedade, respeito para com o outro, responsabilidade ética e moral em todas as circunstâncias, seja na vida pessoal que na vida familiar e social. Em todos os ambientes e circunstâncias podemos e devemos fazer aparecer o verdadeiro sentido do Nascimento de Jesus.



O que cada um pode fazer para que o espírito natalino, que contagia a todos nesta época, mesmo os que não são cristãos, perdure também no restante do ano?

Cada um de nós é chamado a viver neste tempo e nesta sociedade com todas as suas circunstâncias. Somos chamados a viver a mensagem do Natal em todos os dias do ano que irá se iniciar. Isto significa que projetamos no futuro deste novo ano, uma luz. A alegria, a esperança, a solidariedade, enfim, a luz do Natal que é Cristo, nós a lançamos no nosso futuro e assim, sem temor, podemos manter em todos os dias do ano, a chama acessa no coração de cada um de nós por Jesus Cristo na Noite do Seu Natal.



Qual a mensagem que a Igreja Católica transmite aos fiéis nesta época?

O grande anúncio desta época é o amor de Deus para com seu povo. A mensagem para nós está contida no desígnio de Deus para toda a humanidade. "Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!". Este grande amor de Deus aparece no anúncio dos anjos aos pastores: "Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor... Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que Ele ama!" (cf. Lc 2,10-11.14). Apesar dos sofrimentos e angústias do tempo presente, alegremo-nos!


www.odiariodemogi.inf.br
 
 

Nenhum comentário:

Refinamento de Pesquisas